Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

O que é cirrose?

O fígado é um dos órgãos mais importantes no seu corpo. 
  • Localiza-se no lado superior direito do abdome, abaixo das costelas.
  • As funções do fígado incluem:
    • Produção da bile.
    • Metabolizar os alimentos transformando-os em energia.
    • Limpeza do álcool, substâncias tóxicas de seu organismo.
  • A cirrose ocorre quando o fígado está permanentemente cheio de cicatrizes ou feridas por doenças crônicas.
  • O tecido cicatrizado que se forma na cirrose prejudica a estrutura do fígado, bloqueando o fluxo de sangue através do órgão.
  • A boa nutrição é chave para o cuidado da cirrose avançada.
 O tratamento para a cirrose
O tratamento da cirrose é destinado a conter ou retardar a progressão e reduzir as complicações. Na cirrose alcoólica, por exemplo, a pessoa deve parar de beber álcool para parar a progressão da doença. Se uma pessoa tem hepatite, o médico pode administrar medicações ou drogas antivirais para reduzir as lesões das células do fígado.
  • Uma boa nutrição é essencial para o cuidado da cirrose avançada. Dietas de "fácil digestão", tais como legumes, aves e peixes, são importantes. Dieta pobre em sódio para pacientes com edema ou ascite, o acúmulo de líquido nas pernas e no abdomen.
  • Medidas gerais recomendadas para pacientes com cirrose devem incluir a vacinação para hepatite A e B, influenza, pois qualquer destas doenças, se adquirida, pode resultar em adoecimento e risco de morte significativo. O doente deve questionar seu médico ao tomar qualquer prescrição ou medicamentos não sujeitos a receita médica (por exemplo, paracetamol).
  • Medicamentos podem ser administrados para controlar os sintomas da cirrose, como a coceira. Edema e ascite são tratados por dietas pobres em sódio e diuréticos, que aumentam a urina, para remover o excesso de líquido e evitar a repetição de edema.
  • Dieta e medicamentos podem ajudar a melhorar a função mental alterada pela cirrose. Por exemplo, diminuindo carne vermelha, o que resulta em menor formação de toxinas no trato digestivo. Laxantes podem ser dados para ajudar a eliminar as toxinas e acelerar a sua remoção dos intestinos.
Pacientes com cirrose freqüentemente vivem vidas saudáveis ​​por muitos anos. Caso se desenvolvam complicações, estas geralmente podem ser tratadas.
Muitos pacientes com cirrose são submetidos a transplantes de fígado bem sucedidos.
 Causas de cirrose
A cirrose tem muitas causas. Pode resultar de lesão direta às células do fígado (como a hepatite) ou de lesão indireta através de inflamação ou obstrução dos ductos biliares, que drenam a bile.
As causas mais comuns de lesão hepática direta incluem:
  • Alcoolismo crônico (causa mais comum).
  • hepatites crônicas virais (tipos B, C e D).
  • Hepatite auto-imune.
As causas comuns de lesão indireta através de dano biliar incluem:
  • Cirrose biliar primária : ductos biliares no fígado são lentamente destruídos.
  • colangite esclerosante primária : os ductos biliares dentro e fora do fígado se tornam inflamados e com cicatrizes.
  • Atresia das vias biliares : lesões e perdas (atresia) dos ductos biliares, que são responsáveis ​​por drenar a bile do fígado; afeta recém-nascidos.
As causas menos comuns de cirrose incluem lesão hepática direta por doenças hereditárias como a fibrose cística, alfa-1-antitripsina, galactosemia, doença de armazenamento de glicogênio.
Distúrbios herdados de depósito anormal de metais no fígado, levando a danos nos tecidos e cirrose:
  • Doença de Wilson : Paciente aloja muito cobre no fígado, cérebro, rins e córneas dos olhos.
  • Hemocromatose : O excesso de ferro é absorvida e o excesso de ferro é depositado no fígado e outros órgãos, como o pâncreas, pele, mucosa intestinal, coração e glândulas endócrinas.
Outras causas de cirrose incluem reações a drogas (por exemplo, a vitamina A, metotrexato, amiodarona), exposição a toxinas ambientais e ataques repetidos de insuficiência cardíaca com congestão hepática.
Se a causa da cirrose ainda não está clara após uma avaliação completa, é chamada de “cirrose criptogênica”. Cerca de 10 por cento dos pacientes com cirrose caem nesta categoria.
Obstrução do ducto biliar   
Se o ducto biliar de uma pessoa fica bloqueado, isso também pode causar cirrose. Os canais biliares transportam a bile formada no fígado para o intestino, onde a bile ajuda na digestão de gorduras.
Em bebês, a causa mais comum de cirrose, devido aos dutos obstruídos é uma doença chamada atresia biliar. Neste caso, os canais biliares estão ausentes ou feridos. Estes bebês são ictéricos (a pele é amarelada), após o primeiro mês de vida. Às vezes, eles podem ser ajudados pela cirurgia, em que um novo ducto é construído para permitir que a bile seja drenada novamente à partir do fígado; ou podem necessitar de um transplante de fígado.
Em adultos, os ductos biliares podem se tornar inflamados, bloqueados e com cicatrizes devido a outra doença hepática, a cirrose biliar primária. Outro tipo de cirrose biliar também pode ocorrer depois que um paciente a cirurgia da vesícula biliar em que os ductos biliares são lesionados ou amarrados.
Obesidade
Como a incidência da obesidade continua a aumentar, a doença de fígado que pode levar à cirrose, como a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e esteato-hepatite nãoalcoólica (NASH), podem se tornar mais prevalentes. Essas doenças se assemelham à doença hepática alcoólica, mas ocorrem em pessoas que bebem pouco ou nenhum álcool. Os pacientes com fígado gorduroso (esteatose) podem ter fígados sem inflamação ou lesões, e podem não apresentar quaisquer sintomas. Esteato-hepatite (NASH) envolve o acúmulo de gordura nas células do fígado, bem como inflamação do fígado, que pode destruir as células do fígado e levar à cirrose.
Sintomas de cirrose
Pacientes com cirrose geralmente têm poucos sintomas no início. Os dois maiores problemas que, eventualmente, podem causar sintomas são a perda da função das células do fígado e a distorção do fígado causado pela cicatrização. Os pacientes podem sentor:
  • Fadiga.
  • Fraqueza.
  • Exaustão.
  • Perda de apetite, muitas vezes com náuseas e perda de peso.
  • Anormalidades menstruais (períodos de ausência não relacionados com a menopausa).
  • Impotência, perda do desejo sexual ou aumento do volume das mamas (para homens).
Como declínio da função hepática, menos proteína é produzida pelo órgão. Por exemplo, a diminuição da produção de albumina, uma proteína, pode resultar em acumulação de água nas pernas ( edema ) ou no abdome ( ascite ). Uma diminuição das proteínas necessárias para a coagulação do sangue faz com que seja fácil para a pessoa com cirrose sangrar.
Estágio tardio ou cirrose avançada
Nas fases mais avançadas da cirrose, icterícia (pele amarela) pode ocorrer, causada pelo acúmulo de pigmento biliar que é normalmente eliminado através do fígado para o intestino. Algumas pessoas com cirrose têm coceira intensa devido a produtos biliares que são depositados na pele.
Pacientes com cirrose avançada têm limitações em ingerir certas proteínas que resultam em níveis tóxicos de amônia no sangue. Esta condição é denominada " encefalopatia hepática "e pode levar a sintomas que variam de distúrbios do sono leve e dificuldade de concentração a apatia e coma. Muitos medicamentos são filtrados pelo fígado, mas este processo pode ser retardado pel cirrose. Como o fígado não pode remover os medicamentos do sangue, à taxa normal, uma medicação pode agir mais do que esperado. Isto é especialmente verdadeiro para medicamentos sedativos. Pessoas com cirrose freqüentemente são muito sensíveis a medicamentos e seus efeitos colaterais.
Um problema sério para as pessoas com cirrose é um aumento da pressão nos vasos sanguíneos que o fluxo para o fígado. Normalmente, o sangue do intestino e baço é bombeado para o fígado através da veia portal. Mas, na cirrose, este fluxo normal de sangue é retardada, a construção de pressão na veia portal ( hipertensão portal ). Isto bloqueia o fluxo normal do sangue, fazendo com que o baço para ampliar. O sangue é freqüentemente "desviado" em torno do fígado para retornar ao coração, vasos pequenos, que podem aumentar de tamanho. No estômago e esôfago estes vasos sanguíneos congestionados são chamadas de "varizes" e estão em risco aumentado de hemorragia, que é outra das principais complicações da cirrose. 
 Diagnóstico de Cirrose
A cirrose é diagnosticada por uma variedade de medidas, incluindo testes laboratoriais, exames de imagem (tomografia computadorizada ou ultra-sonografia), exame físico e uma biópsia do fígado.
A biópsia hepática é realizada pela passagem de uma agulha através da pele para tirar uma amostra de tecido do fígado. Em alguns casos, a cirrose é diagnosticada durante a cirurgia, como a laparoscopia, que usa uma câmera introduzida através de uma pequena incisão na parede abdominal.
Complicações
Os dois problemas principais na cirrose são a insuficiência hepática, quando as células hepáticas simplesmente param de funcionar, e o sangramento causado pela hipertensão portal.
O médico pode prescrever medicações também usadas para pressão arterial, tais como  beta-bloqueador para tratar a hipertensão portal. Se o paciente sangrar de varizes (dilatação anormal das veias), do estômago ou esôfago, o médico pode injetar-lhe um esclerosante, agente administrado através de um tubo flexível (endoscópio) que é inserido através da boca no esófago.
Em casos críticos, o doente pode ser encaminhado para transplante de fígado ou outra cirurgia (como uma derivação porto-cava ), que é por vezes utilizado para aliviar a pressão na veia porta e nas varizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário